terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dialeto caipira






Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O dialeto caipira é um dialeto da língua portuguesa falado pelo caipira no interior do estado de São Paulo e em parte dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Difere acentuadamente do idioma padrão brasileiro em sua estrutura fonológica, sendo algumas características “r” retroflexivo, a ausência de consoantes laterais palatais (lh), que são permutadas pela semivogal “i”, a permutação do “l” de fim de sílaba por “r” (retroflexivo), a ausência dos ditongos “ei” e “ou” (substituídos por “e” e “o”), a apócope ou síncope em palavras proparoxítonas e a aférese em muitas palavras. Possui numerosas expressões próprias, e, ao contrário do que acontece com a língua padrão do Brasil e de Portugal, o plural só é indicado em um substantivo ou adjetivo quando este não é determinado por um artigo, ex.: singular: casa; plural: casas; singular: a casa branca, plural: as casa branca.  
DialetosPossui morfologia e sintaxes próprias.Pode ser dividido em quatro subdialetos:
  • O primeiro, falado na região sul do estado de São Paulo (região de Sorocaba e Vale do Ribeira), caracteriza-se pela marcação do “e” gráfico sempre pronunciado como fônico. Assim, palavras como “quente” e “dente” possuem o “e” átono pronunciado como /e/ e não como /i/, comum no português padrão do Brasil. Essa é também uma característica do português falado na região de Curitiba, no Paraná.
  • O segundo subdialeto é das regiões do Alto Tietê (Jundiaí, Campinas, Piracicaba, Americana, Limeira, Rio Claro, Jaú, São Carlos, Araraquara) e do Vale do Paraíba (São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá). Caracteriza-se pelos erres retroflexos inclusive em início de sílaba (como em caro, parada) e em dígrafos (frente, crente). Caracteriza-se também pela não-palatalização dos grupos “di” e “ti” fônicos.
  • O terceiro subdialeto compreende as regiões norte e noroeste (Ribeirão Preto, São José do Rio Preto) e oeste (Araçatuba, Presidente Prudente, Bauru, Marília) do estado de São Paulo, além de parte do estado do Paraná. Caracteriza-se pelos erres retroflexos só em corda vocálica (final de sílabas), tais como em “porta”, “certo”, “aberto” e palatização dos grupos “di” e “ti” fônicos.
  • O quarto grupo corresponde o Triângulo Mineiro e estado de Goiás. Compreende um subfalar com pronúncia tais como o grupo três e com ritmo típico do dialeto mineiro, com elevação do tom nas sílabas tônicas.      

Algumas diferenças entre a fala caipira e a norma culta

norma cultadialeto caipira
nós (1ª pess. plural)noi
alfinetearfinêti
falsofárso
melhormiór
os calmantesus carmânti
alvorecerarvorecê
vocêocê
nós fomosnoi fumo
nós voltamosnoi vortêmu
Corinthians (clube)Curíntia
Palmeiras (clube)Parmêra
cigarro de palhacigarro de páia, picadão
fósforofósfiro, fosfro, forfro…

Morfologia

Artigos
  • Definido: u, a, uz, az
  • Indefinido: um, uma, unz, umaz
No dialeto caipira o artigo que determina o número, permanecendo o substantivo inalterado.
Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário